quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NÓ PRUSSIK, O NÓ AUTOBLOCANTE.

Nó Prussik. Ele leva o nome do Dr. Carl Prussik, professor austríaco de música. Ele o inventou na Primeira Guerra Mundial, era usado para reparar os fios dos instrumentos musicais. Em 1931 ele mostrou-o ao público montanhista, explicando como poderia ser usado para auto-salvamento. Hoje em dia é bastante empregado no meio montanhístico. Em geral os cordeletes usados têm um diâmetro entre 1/2 e 2/3 da corda-guia. Para cordas com 10,0 - 10,5 - 11,0 - 11,5 - 12,0mm de diâmetro, os cordeletes de 5,0 - 5,5 - 6,0 - 6,5 - 7,0mm são mais indicados.
Nó prússico ou nó prussik é um tipo de nó blocante de grande utilidade para sistemas de segurança, desvio ou tração.
Possui a particularidade de prender tão mais quanto maior for a força aplicada em sua alça. Uma vez aliviada a força, pode-se movêlo facilmente ao longo da corda. Usado por montanhistas em subidas ou descidas verticais. Uma vez feito o nó pode-se corrê-lo pela corda principal, bastando para firmá-lo que se aplique um peso sobre ele. Desta forma, é utilizado como auto-segurança em escaladas em paredes quando já se tem um cabo livre instalado ao longo dela.
Mesma utilização do Nó marchand, Nó autoblock ou do Nó Bachmann.

Como fazer o nó:
Nó Prussik simples: Nó autoblocante usado na segurança estática; em trabalhos de ancoragem que não podem sofrer deslizamento; e empregado na subida pela corda. Usado cordeletes de 4mm a 6mm. Desaconselha-se o uso de fita tubular, pois a mesma sofre deslizamento.


Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Nó Prussik duplo: É o Prusik com seis espirais. Nó autoblocante usado na segurança estática; em trabalhos de ancoragem que não podem sofrer deslizamento; e empregado na subida pela corda. É extremamente indicado para cordas de pequeno diâmetro em relação a corda-guia. Este pode ser feito com fita tubular.


Figura 1

Figura 2

Figura 3

Fontes: http://www.gustavoroberto.blog.br/wp-content/uploads/2009/12/Manual_de_Nos_2005.pdf
            http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3_pr%C3%BAssico

Um comentário:

  1. Meu professor de Ed.Física nos ensinou na prática a utilizar esse nó! É um nó muito útil, simples e eficaz! Gostei de ver!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...