quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUEIMADURAS

As queimaduras acontecem como conseqüências da ação do calor, do frio ou de agentes químicos. É importante lembrar que o sol, fonte de radiação de calor, também causa queimaduras graves.
De acordo com a profundidade, as queimaduras podem ser classificadas em três grupos: primeiro, segundo e terceiro graus.

PRIMEIRO GRAU
É o caso típico de queimaduras provocadas pelo sol. Nesses casos, o calor destrói apenas as camadas mais superficiais da pele.
Surge vermelhidão no local e ardência contínua, geralmente sem formação de bolhas.
·         O tratamento consiste em tomar banho com água fria e secar cuidadosamente o corpo com uma toalha macia, sem esfregar a pele.
·         Não aplique nenhum tipo de pomada para queimadura nem manteiga ou pasta de dente. Elas podem causar alergias ou grudar na pele e agravar o problema.
Para aliviar a dor, podem ser usados analgésicos comuns e anti-inflamatórios.

SEGUNDO GRAU
Há formação de bolhas, cheias de liquido amarelo-claro. É o caso típico das queimaduras com panelas, ferro de passa roupa e líquidos quentes.
O tratamento é simples:
·         Abra a torneira fria imediatamente e coloque a parte atingida sob a água corrente durante pelo menos 5 minutos.
·         Depois, seque o local com cuidado e cubra-o com gaze ou pano limpo.
·         Não passe nenhuma pomada, pasta de dente, gelo, pó de café, manteiga ou qualquer outra substancia. Não esfregue a área queimada no cabelo, o atrito agravará a queimadura.
Essa medida vale para todas as queimaduras. A água resfria a pele e alivia a dor.
Há quem acredite que a água favorece o aparecimento de bolhas. Não é verdade!
Jamais fure as bolhas. Os germes existentes na pele poderão infeccioná-las.

TERCIERO GRAU
São as queimaduras mais profundas. Nelas, nem há formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente.
Você deve fazer o seguinte:
·         Coloque a área queimada sob um jato suave de água fria por pelo menos 5 minutos.
·         Não passe nada no local. Cubra-o com um pano limpo e transporte a pessoa para um pronto-socorro o mais rapidamente possível.

Por Drauzio Varella e Carlos Jardim
Fonte: "Primeiros Socorros"; Editora Claro Enigma.
Ilustrações de CAETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...