Os humanos e os insetos utilizam o mesmo  pigmento visual, chamado rodopsina. Mas, a estrutura dos olhos é muito  diferente. Os insetos possuem olhos compostos, isso significa que eles possuem  muitas unidades individuais (como se fossem vários “olhinhos”), enquanto o nosso  olho é como uma câmera única. É claro que essa diferença causa um impacto de  como os insetos vêem o mundo. Garanto que não é como nós!
 Nos insetos os olhos foram criados a partir de  um conjunto ocelos (olhos simples que só percebem a luz). Cada um desses ocelos  individual passa para uma estrutura chamada omatídeo: um tubo contendo várias  células sensíveis à luz e tampado por um revestimento, claro curva que funciona  como uma lente (como o olho da câmera em miniatura). Estes estão reunidos como  uma espécie de “inchaço” na superfície da cabeça resultando numa forma convexa.  Cada omatídeo capta uma pequena parte  do campo de visão, de forma que um inseto provavelmente enxerga uma imagem “pixelada” (como vários pixels) do  mundo.
 Assim como nos computadores e fotos, se  você quiser uma imagem mais clara você tem que ter mais pixels. É por isso que  os olhos dos insetos foram criados de forma a conseguir maiores e menores omatídeos, de modo que cada unidade  recebe a luz de um pequeno campo de visão. Alguns insetos, como as libélulas,  por exemplo, possuem mais de 28 mil omatídeos nos olhos.
 Mesmo assim, com tantos omatídeos, um inseto ainda recebe uma  visão do mundo que está longe de ser como a nossa. No olho humano a distancia  entre as lentes e os fotorreceptores é de alguns milímetros, o resultado é uma  imagem global, muito mais refinada. Nos insetos, essa distancia são apenas microns cada omatídeo ainda capta a luz de um campo  relativamente amplo de visão, e que a imagem permanece pixelada. O resultado são olhos  enormemente esbugalhados.
 O fotógrafo Thomas Shahan mostrou o mundo dos insetos de uma maneira bem diferente.  Para fazer cada foto, ele tem que se preparar por horas. Apesar disso, a espera  vale a pena: ele consegue capturar imagens dos olhos dos bichos em closes incríveis,  mostrando toda a sua complexidade. Os bichos podem ser esquisitos, mas vistos  desta forma, os seus olhos são  muito bonitos e hipnotizantes!
 (Clique  nas imagens para ampliar.)
(Clique nas  imagens para ampliar.)
 Curiosidades sobre a visão de alguns  animais
 •  A tartaruga é um bicho muito carente:  enxerga outra tartaruga em qualquer objeto esférico que vê. Um capacete, por  exemplo, pode despertar um grande amor.
  • O hipopótamo tem um dos maiores globo  ocular de todos os animais, com até 12 centímetros de diâmetro.
 • As zebras fazem foco a 1,20m. de  distância e têm três pálpebras!
 • A águia tem dois centros de visão em  cada olho, além de uma percepção de cores maior que a nossa. Ela pode olhar para  frente e para o chão ao mesmo tempo.
 • Existe uma espécie de camarão com 12  tipos de pigmentos coloridos (a visão do bichinho é inimaginável, pois ele vê  cores e tons que a gente nem sabe como podem ser).
 • Apesar de enxergar muito bem no escuro,  a coruja chega a virar a cabeça em até 180 graus para ver o que acontece ao  redor e ter uma visão de conjunto.
 • Muita gente pensa que os olhos do  morcego são dispensáveis pelo fato de ele ter um sonar. Ledo engano. O sonar é  uma espécie de sinal vibratório, que serve para o bicho se movimentar ou se  comunicar. Mas, para enxergar à noite e caçar as presas, o morcego não abre mão  dos seus belos olhos!
 • Os olhos compostos que se encontram nos  insetos e animais similares são formados por unidades de detecção chamadas omatídeos, que dão uma imagem pixelada dos objetos. Alguns têm até  28.000 desses sensores, que são arranjados hexagonalmente, e que podem dar um  campo de visão de 360 graus.
 • A lula-colossal possui os maiores olhos  no reino animal, chegando ao tamanho de um prato.
Fontes: http://diariodebiologia.com/2011/02/como-e-a-visao-dos-insetos/
http://www.flickr.com/photos/opoterser/2834629229/
http://blogideias.com/2011/04/fotografo-tira-fotos-de-olhos-de-insetos-em-closes-incriveis.html






















Nossa... Fantástico!
ResponderExcluir