a) Fica desesperado.
b) Faz um pouco de tudo o que passa pela sua cabeça.
c) Procura atendimento médico.
d) Nenhuma das anteriores.
Em geral, pensamos que prestar os primeiros socorros é coisa de médico, mas isso só é verdade quando desconhecemos o que fazer em cada situação – seja em caso de uma simples torção, seja quando se trata de queimadura, choque, intoxicação, convulsão, afogamento, parada cardíaca, entre tantas outras possibilidades. Mas, como você verá todas as quartas-feiras neste blog, essas providências não passam de um conjunto de medidas práticas e bastante simples, ditadas pelo bom senso. São procedimentos que podem e devem ser aprendidos por mulheres, homens e crianças, pois acidentes ocorrem de forma imprevista, esteja quem estiver por perto. Conhecendo os primeiros socorros, sentimos menos medo ao enfrentar a adversidade, e nos tornamos muito mais capazes de cuidar dos outros e de nós mesmos.
O que são os primeiros socorros?
Primeiros socorros são as ações que devem ser realizadas logo que um acidente acontece. Elas têm dois objetivos: nas situações mais complicadas, manter a pessoa viva; nas demais, ajudar a pessoa a se recuperar mais rápido.
Em algumas situações, não podemos ou não conseguimos resolver o problema com as próprias mãos. Quando isso acontecer, não esqueça que uma das medidas mais importantes é chamar ajuda.
A maioria das cidades tem um serviço eficiente para atender emergências.
É muito fácil chamar ajuda, é só ligar para o numero 192.
Quando a pessoa atender seu chamado, explique com calma como e onde o acidente aconteceu. Os profissionais que atendem emergências são bombeiros, policiais, enfermeiros, médicos e paramédicos treinados que dispõem de equipamentos para resolver os casos mais complicados.
Lembre: se, num dado momento, você achar que é impossível fazer o que aprenderá neste blog, já fará muito se chamar ajuda rapidamente.
Fonte: "Um guia prático Primeiros Socorros", Editora Claro Enigma.
vou ler todas as quartas-feiras! não quero perder um post!
ResponderExcluir