quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CORTES E MACHUCADOS

Na corrente sanguínea existem plaquetas e proteínas encarregadas de formar coágulos para interromper a circulação assim que alguma artéria ou veia se romper. O mesmo mecanismo é tão perfeito que, em poucos minutos, o coágulo endurece e bloqueia o fluxo de sangue.
Uma forma de acelerar esse processo é comprimindo os vasos que estão sangrando.

MACHUCADOS, CORTES SUPERFICIAIS E ESFOLADURAS
Quando há esfolamento da pele ou cortes superficiais, o próprio organismo se encarregará de cicatrizá-los, desde que você não atrapalhe.
A primeira coisa a fazer é lavar as mãos com água e sabão para não levar germes para a área afetada.
·         Se houver sangramento, comprima o local com gaze ou pano limpo até estancá-lo.
·         Depois que parar de sangrar, lave o ferimento com água corrente e sabão (qualquer sabão).  Procure remover a terra ou outros detritos com cuidado para não traumatizar o local.
·         NÃO aplique mercurocromo, água oxigenada, pomadas ou qualquer desinfetante no local. Apenas cubra a área com gaze ou pano limpo. Não utilize algodão, porque vai ficar grudado.
Se o local ferido entrou em contato com a terra, é importante procurar assistência médica para saber se há necessidade de tomar uma dose de reforço da vacina contra o tétano. [Por isso é importante manter as vacinas em dia.].
Nos dias seguintes, se surgir vermelhidão, calor, dor, inchaço e pus no ferimento, procure um médico.  Esses são sinais de infecção bacteriana.
 
Por Drauzio Varella e Carlos Jardim


Fonte: "Primeiros Socorros"; Editora Claro Enigma.
Ilustrações de CAETO

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...